Pular para o conteúdo principal

Carta do Pastor Benjamim Cezar à Escola Jesus Cristo

Carta do Pastor Protestante Sr. Benjamim L. A. Cezar, da Igreja Cristã Presbiteriana do Brasil.



“Campos, 27 de outubro de 1939.

A Escola Jesus Cristo,

Meus prezados amigos, não sou espírita nem aceito muitas das crenças que sustentais e propagais. Este fato, porém, não inibi que entre vós e mim se estabeleça espontaneamente certa corrente espiritual. Chegastes para mim pelo contato amistoso e fraternal de Clóvis Tavares. E eu me aproximei de vós, indo, três vezes, falar-vos na vossa antiga casa, sobre verdades da Bíblia comum ao vosso como ao meu sistema. Tudo, vi-vos, observei-vos de perto, conheci-vos e passei a amar-vos. Daí, esta comunhão de sentimentos e de afetos, que conto como duradoura, embora continueis vós a crer em doutrinas que eu não admito e insista eu admitir verdades em que vós não credes. Já há muito ouvia falar de vós e há muito desejava visitar-vos. Quando realizei a segunda visita, verifiquei "de visu"* o alcance de vosso trabalho. Obra espiritual, educativa, intuitiva, de filantropia, de fraternidade, de tolerância; cheia de amor, de consagração, de entusiasmo; em que o misticismo se confunde com a atividade, a prece com o trabalho, a crença com um programa social – essa obra só podia constituir a irradiação necessária, inevitável, de almas sinceras e idealistas. E porque o foi, vós, em tão pouco tempo, crescestes, vós desenvolvestes, vós implantastes em Campos, fizestes milagres. Se colimardes estes mesmos ideais, que não será o vosso trabalho daqui a cinco, a dez anos? Simplesmente grandioso! Hoje inaugurais vossa casa própria. Casa, que será para vós, e para os pobres e infelizes. Compartilhando da vossa alegria, gostaria de saudar-vos a viva voz, satisfação e honra que não posso conceder-me em virtude de compromissos inadiáveis. “Então lhes disse: “Quem receber esta criança em meu nome, recebe-me a mim; e quem me recebe a mim, recebe o que me enviou; porque aquele que entre vós for o menor, esse será o maior”. (Lc 9:48; Mt 18:5).

Cordialmente,

Benjamin L. A. Cezar
Ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil

*“De visu” – expressão em latim que significa testemunha do fato, ou pessoa que presenciou o fato.

Obs.: Nesta data (27/10/1939), ao completar 4 anos de sua fundação, a Escola Jesus Cristo inaugurou a sua sede própria e definitiva, situada na rua dos Goitacazes no 177, adquirida por sua Diretoria com a colaboração de amigos em julho do mesmo ano; conforme Ata no 65 de 21 de julho de 1939.

Postagens mais visitadas deste blog

Resumo de '50 anos depois'

Leia aqui o resumo do livro '50 anos depois' (Emmanuel /Chico Xavier), organizado por Hilda Mussa Tavares. Download

Dia de Célia Lúcius

Após descobrir que a nossa querida Célia Lúcius, personagem central do livro "50 anos depois", de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier, é a mesma Santa Marina, cujo dia é comemorado pela comunidade cristã em 18 de junho, Clóvis Tavares instituiu o Dia de Célia Lúcius em nossa Escola Jesus Cristo. Veja como o Professor Clóvis costumava homenagear a nossa querida Célia em nossa "Casa de Bênçãos"... A seguir, uma seção de fotografias tiradas por nossa irmã Roseleni Machado, durante sua visita à Itália, trazendo as memórias de nossa Célia Lúcius quando viveu como Irmão Marinho. Igreja de Santa Maria Formosa (Veneza, Itália) Nela estão guardados os restos mortais de Célia Lúcius / Santa Marina. Pintura de Santa Marina no interior da Igreja. Abaixo, os restos mortais de nossa querida Célia. Véu usado por Célia quando viveu como Irmão Marinho no Mosteiro em Alexandria. Ruínas do Monte Palatino, em Roma, Itália.  ...

Programa de Abril

Programação Semanal Aos domingos, aula de Evangelho às 8h15 e Pregação às 10h, seguida de passe magnético. Às segundas-feiras, pregação às 18h30, seguida de passe magnético. Terça a quinta-feira, pregação às 16h, seguida de passe magnético. Sexta-feira, pregação às 20h, seguida de passe magnético.