"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir continuamente, esta é a Lei."

Sobre a Escola

A Escola Jesus Cristo foi fundada por Clóvis Tavares, em 27 de outubro de 1935, sob inspiração espirital de Nina Arueira. Inicialmente chamada de Escola Infantil Jesus Cristo, pois era destinada apenas à evangelização das crianças, que se reuniam em uma pequena sala da casa de Maria Madalena Arueira, ou Dona Didi, a mãe de Nina, na antiga Rua do Mafra, nº 1 (atual Rua Joaquim Távola) para ouvir o Evangelho narrado pelo Professor Clóvis Tavares, um jovem de apenas 20 anos de idade.

No entanto, os pais das crianças começaram a se interessar pelas aulas de Evangelho e o espaço se tornou muito pequeno, sendo necessária a mudança do local e também do nome da instituição, que se tornou somente Escola Jesus Cristo. Um ano após a sua fundação, ou seja, no dia 27 de outubro de 1936, a Escola se transfere para uma sala mais espaçosa na Rua Formosa (atual Rua Ten. Cel. Cardoso), e, em fevereiro de 1937, transfere-se para uma casa alugada na Rua do Rosário (atual Rua Carlos de Lacerda), local onde permaneceu até outubro de 1939.

Em julho de 1939, Clóvis Tavares, auxiliado por amigos, iniciou as negociações para a compra da sede própria da Escola, o que se concretizou em final de agosto de 1939, com registro da escritura do imóvel. Assim, a instituição, em seu 4º aniversário (27/10/1939), inaugurou a sua definitiva sede, localizado na rua dos Goitacazes, 177 – Lapa. Atualmente, a instituição, funciona diariamente, com
serviços de auxílio ao próximo e de aulas e pregações evangélicas e doutrinárias.

No ano de 1957 a Escola Jesus Cristo inicia suas atividades artísticas com a estréia do Grupo de Teatro Amador Casimiro Cunha, com a peça "O Barão da Cotia", apresentada no antigo Teatro Trianon.

Em 1984, após a desencarnação do seu fundador, Clóvis Tavares, que até então ocupava o cargo de Diretor Doutrinário da instituição, a Escola passa a ser dirigida por Rubens Fernandes Carneiro, que buscou manter a direção doutrinária da nossa Escola nos princípios deixados por Clóvis Tavares. No ano de 2015, Rubens Fernandes desencarna, e a Escola passa a ser dirigida por Celso Vicente Mussa Tavares, filho de Clóvis Tavares. Em 2018, Flávio Mussa Tavares, também filho de Clóvis Tavares, assume como Diretor Doutrinário da Escola Jesus Cristo.

Em 2015, ano do Centenário de Clóvis Tavares e dos 80 anos da Escola Jesus Cristo, o querido amigo Oceano Vieira de Melo, através da Versátil Vídeo Spirite, produz o documentário "Luz da Escola", que conta a história de Clóvis Tavares, Nina Arueira e da Escola Jesus Cristo. O filme estreou em Campos dos Goytacazes, em duas salas do cinema Kinoplex, no dia 24 de outubro de 2015. Em seguida, já foi exibido também em Uberaba, em 2016, e será exibido em março em São Paulo. (Clique aqui para assistir ao trailer)

Sempre conciliando a Doutrina Espírita sob a Luz do Evangelho de Jesus Cristo, a nossa Escola funciona ininterruptamente desde a sua fundação.